26 janeiro 2009

HD virtual do Google pode chegar em 2009.

O disco rígido virtual conhecido como Gdrive, aguardado serviço do Google, deverá mudar a forma como usamos computadores, oferecendo espaço para armazernarmos todos os nossos documentos. Os planos de lançamento do serviço vazaram em 2006, e agora o site TG Daily levanta a possibilidade de que ele esteja disponível ainda neste ano.

O Gdrive é basicamente um sistema de armazenamento "em nuvem" que deverá funcionar integrado a outros aplicativos do Google e permitirá que o usuário acesse seus arquivos de qualquer computador, em qualquer lugar.

A hipótese do site de que o disco virtual do Google seria lançado ainda em 2009 baseia-se em domínios registrado pela empresa, que sugerem um produto chamado "Webdrive". Outra pista colhida pelo TG Daily foi um tópico no fórum do site MacRumors, em que vários usuários relatam que o aplicativo Picasa para Mac, lançado recentemente em versão beta, oferece a opção "Google Web Drive" no menu - que, por enquanto, não leva a lugar algum.

O artigo publicado pelo TG Daily repercutiu em outros veículos da imprensa internacional, como o jornal britânico The Guardian, mas o Google não se manifestou.

O TG Daily, no entanto, cita uma entrevista dada por Todd Jackson, gerente de produto do Google para o Gmail, ao site Cnet. "Sabemos que o tamanho dos arquivos das pessoas está aumentando", ele disse. "Elas querem compartilhar seus arquivos, guardá-los na 'nuvem', e não se preocupar com qual computador estarão usando. O Google quer resolver estes problemas."

Nenhum comentário: