10 março 2009

Educadores Antenados

Conhecer e respeitar outras formas de aprender. É essa a dica do projeto Minha Vida Mobile (MVMOB) para estudantes e educadores que desejam aplicar o celular nas escolas. Para compreender o projeto na prática, nada melhor do que escutar quem já está participando.
“A visão dos professores é de que o celular só serve para comunicar, mas ele pode ser um recurso muito bom para os alunos”, conta Lucione Soares, professora da Escola Municipal Antônio Faustino da Silva, em Juiz de Fora (MG).
Lucione conta que a sua escola tem acesso restrito às novas tecnologias. Porém, eles procuram levar novos recursos, como as oficinas promovidas pelo MVMOB, que facilitem o aprendizado. “Dessa forma, não nos limitamos aos métodos tradicionais de ensino”, diz.
Por indicação da professora e mestranda paulistana Savina Allodi, o projeto MVMOB ganhou destaque durante a apresentação de trabalhos de mestrado em EduComunicação, na ECA - Escola de Comunicação e Arte da USP – Universidade de São Paulo.
Savina trabalha com o uso de mídias e tecnologia na educação e concorda que o aprendizado não deve se limitar ao conteúdo do livro ou de uma aula expositiva do professor. “Existem outras formas de sentir, de perceber o mundo. O celular é uma mídia móvel, que integra várias outras mídias, e propicia novas formas de expressão para o aluno”, acredita Savina.
Se há uma lição que podemos aprender com tudo isso é que a lógica da sociedade em rede provoca enormes mudanças nas estruturas tradicionais de aprendizado. E vamos combinar: a produção de conteúdo e de materiais diferenciados estimula discussões riquíssimas dentro da escola.
Uma boa mostra do trabalho já pode ser conferida na webcomunidade http://www.mvmob.com.br/

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