17 maio 2009

Eletrodo usa RFID para aliviar dor crônica

Um implante menor que um grão de arroz pode enviar sinais elétricos à espinha dorsal para tratar dores crônicas, como as provocadas por reumatismo, câncer ou inflamações em órgãos internos.

Cientistas do MicroTransponder, um instituto ligado à Universidade do Texas, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia que promete usar RFID (Identificação por Rádio Frequência) para energizar eletrodos minúsculos injetados nos pacientes.

Num procedimento que dura menos de 30 minutos, essas bolinhas azuis da figura acima são aplicadas próximas à espinha dorsal. Depois, um tipo de PDA é colocado perto da pele e manda ondas de rádio ao equipamento, que começa a gerar estímulos para minimizar dores.

Até recentemente, o principal impedimento para esse tipo de solução era a necessidade de usar baterias, tornando o eletrodo grande demais. Mesmo que fosse possível injetar o aparelho, haveria um grande problema na hora de trocar suas baterias.

O desenvolvimento dessa tecnologia está apenas no começo. Por enquanto, o instituto realiza testes com ratos. Os cientistas sabem que os animais estão com alguma dor quando eles não comem muito. Porém, ainda não foi possível detectar em qual proporção o sofrimento deles está sendo aliviado com o tratamento.

A maior dúvida é se a energia passada por ondas de rádio a eletrodos tão pequenos será suficiente para aliviar dores de humanos. A MicroTransponder pretende testar o equipamento em pessoas que têm aquele tradicional zumbido no ouvido.

Nenhum comentário: