28 julho 2009

Serviços de mapas na web vão além da localização

Serviços de mapas on-line não são uma novidade. Pessoas buscam endereços e empresas tentam obter as melhores rotas na entrega de seus produtos. Atualmente o serviço mais popular é o Google Maps, mas existem outras opções no mercado, como o Apontador e o MapLink, Guia Mais. O G1 tem também um serviço de mapas, rotas e informações sobre o trânsito.

O site OndeEstou é um serviço que permite ao usuário dizer – literalmente – onde ele está. Com base nesta informação são levantadas diversas informações interessantes: quais outros usuários estão na mesma região, serviços como restaurantes e bares próximos, informações de clima, detalhes sobre o trânsito, fotos postadas nos principais serviços de compartilhamento de imagens.

Usando o Google Mapas é possível qualquer pessoa criar um mapa apontando localizações e compartilhar com outras pessoas. Basta ter uma conta Google e acessar o Google Mapas.

O Picasa, serviço de compartilhamento de fotos do Google, tem um jogo que mostra fotos enviadas por seus usuários e pede para que a pessoa identifique o lugar do mundo onde aquela foto foi tirada. Ao clicar no mapa sobre uma localidade, o site mostra a distância para o ponto exato da foto. Algumas fotos são de pessoas e do interior de residências, o que deixa praticamente impossível a identificação do local.

Nenhum comentário: