14 dezembro 2011

Banda larga 4G tem início no Brasil

Banda larga 4G tem início no Brasil

A primeira rede comercial de banda larga 4G foi lançada hoje em Brasília pela Sky, empresa que já atua com TV por assinatura via satélite, em parceria com a Nokia Siemens. É a primeira banda larga com tecnologia de quarta geração nas Américas.

Todo o Distrito Federal terá a tecnologia disponível até janeiro de 2012. Por enquanto, a Sky oferecerá 4G apenas em internet fixa sem fio, chamada de wi-fi.

Apesar de a rede 4G sustentar conexões de até 100 mbps (megabits por segundo), a Sky promete velocidades mais baixas, de 2 mbps e 4 mbps. Segundo o presidente da empresa, Luiz Eduardo Baptista, a intenção é oferecer 100% da velocidade ao cliente.

As empresas costumam entregar ao cliente aproximadamente 10% da velocidade contratada.

A maior diferença na banda larga 4G é a tecnologia. A empresa usa a faixa de frequência de 2,5 gigahertz, que adquiriu ao comprar a Mais TV, há três anos. A Sky tem licença para operar na faixa de 2,5 gigahertz em 12 locais, entre eles Brasília, Goiânia, Belém e Vitória.

O presidente da Sky afirmou que, a depender do desempenho do serviço em Brasília, irá expandir a banda larga para as outras cidades onde já tem a licença e também arrematar mais faixas no leilão da frequência de 2,5 gigahertz marcado para abril do próximo ano, voltado exclusivamente para 4G.

Com o leilão, o governo federal espera acelerar a disseminação de internet 4G em todo o país, com prioridade para as 12 cidades que sediarão a copa de 2014.

Durante a cerimônia de lançamento do serviço, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, estimulou a Sky a participar do leilão de abril.

Baptista se limitou a afirmar que vai ver como a rede 4G funcionará em Brasília, para então pensar na expansão do negócio.


Nenhum comentário: