16 dezembro 2011

Governo de Goiás irá pagar valor maior do que o piso nacional: R$ 1.395 - Secretaria da Educação do Estado de Goiás

Governo de Goiás irá pagar valor maior do que o piso nacional: R$ 1.395

O Piso Salarial Nacional dos professores da rede pública estadual será de R$ 1.395,00 a partir de janeiro do ano que vem. A Assembleia Legislativa já aprovou, em primeira votação, projeto enviado pelo governo do Estado que regulamenta o valor – maior do que o recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), que atualmente é de R$ 1.187,00.

O pagamento do novo piso provocará impacto na folha de R$ 250 milhões. Importante destacar que esta é uma das diretrizes que integra o primeiro eixo estratégico do Pacto Pela Educação, como também é chamado o plano de reforma educacional para a rede pública em Goiás: “Valorização e fortalecimento da carreira do professor”.

O projeto apreciado pelos deputados estaduais também traz outros importantes benefícios para os educadores goianos. Reajusta o salário de entrada do professor nível P-III (com licenciatura plena) de R$ 1.525,18 para R$ 2.016,03.

Outro ponto importante é que além do tempo dedicado à sala de aula, o professor terá assegurado um período para estudos, avaliação e planejamento - se ele recebe por 40 horas, irá ministrar 28 aulas. Aliás, esta determinação já era cumprida pela atual gestão desde o início do ano.

Dedicação exclusiva – No bojo do projeto de lei que regulamenta o Piso Salarial Nacional, a Secretaria de Estado da Educação também trabalha em cima de uma proposta de gratificação de professores, a partir do ano letivo de 2012, utilizando como critério a dedicação exclusiva à rede estadual.

Para a secretaria, o professor que ministra aulas apenas em uma escola, tem mais envolvimento com seus alunos e, consequentemente, consegue elevar o nível de aprendizagem do estudante. Assim, a meta é criar uma gratificação que incentiva os profissionais a optarem pela dedicação exclusiva. A Seduc também dará prioridade, neste caso, às escolas de tempo integral e às unidades de ensino em situação de maior vulnerabilidade.

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