05 dezembro 2011

Subsecretária de Rio Verde lança obra nesta segunda-feira, 5

Subsecretária de Rio Verde lança obra nesta segunda-feira, 5

Uma compreensão de como se dá a alfabetização do ponto de vista da lingüística e da psicanálise

A subsecretária regional de Educação de Rio Verde, Deusmara Vieira Leão, lança, no próximo dia 5, às 20h, na Universidade de Rio Verde, o seu livro Aquisição da Língua Escrita: efeitos de significantes, resultado de sua experiência como professora da rede pública por 23 anos e reflexões utilizando a lingüística e a psicanálise como ferramentas. Alfabetizadora e psico-pedagoga, a autora quis, com esse trabalho, apresentar o caminho percorrido pela criança desde as primeiras produções gráficas em salas de alfabetização até o texto escrito.

Segundo Deusmara, o livro poderá auxiliar alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e gestores na forma de compreender como a criança responde aos estímulos que recebe. “Busquei entender de que maneira a fala e os estímulos do professor influenciam na produção da escrita”, afirma a autora.

“A nossa alfabetização antes da década de 80 tinha foco nos métodos, na forma de ensinar; depois disso, o foco passou para como se aprende, mas, apesar do tempo, ainda hoje nós alfabetizadores temos muitas dificuldades em compreender esse ser que aprende, mas que não aprende sozinho”, destaca a subsecretária.

A solenidade de lançamento do livro contará com a presença de professores e estudantes de escolas da região.


Nenhum comentário: