04 janeiro 2012

Folha.com - Acesse os arquivos de seu computador pela internet

Folha.com - Acesse os arquivos de seu computador pela internet

Armazenamento virtual já é parte do cotidiano de muitos usuários. Você se cadastra em um site, ganha alguns Gbytes de espaço e pode acessar os arquivos colocados nas nuvens (termo que se tornou popular) a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Seu drive virtual pode estar guardado em qualquer lugar do mundo. Isso é transparente para você. Isso é bom, mas tem um lado ruim: seus dados podem ficar mais expostos a ameaças como vírus e invasão de hackers.

Se você tem alguma desconfiança ou simplesmente não se sente seguro em deixar seus arquivos em um servidor externo, pode usar o serviço Bdrive, que pemite que você acesse os arquivos armazenados em seu próprio computador, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Você precisa instalar um programa servidor no equipamento que deseja compartilhar os arquivos e um programa cliente nos celulares, tablets ou em outro PC que desejar acessar os arquivos.

Por exemplo, se você tem um PC no escritório, pode deixar uma determinada pasta disponível para ser acessada de seu computador em casa ou até do celular. A única restrição desse sistema é que o computador com os arquivos a serem acessados precisa estar ligado e conectado à internet.

Entre no site do Bdrive e faça o download do Bdrive Server.

Na tela principal clique na guia Folders e em seguida em Folders. Clique no botão ADD e selecione a pasta que deseja tornar acessível. Informe uma Senha opcional, que é altamente recomendável. O programa gera um código chamdo BID composto por seis letras. Esse código será usado nos dispositivos para acessar a pasta.

Você pode cadastrar quantas pastas quiser. No seu dispositivo móvel ou PC baixe o Bdrive Client. Clique na opção Add BID e informe o código da pasta que deseja acessar e a senha.

Em alguns instantes a lista de arquivos e subpastas será exibida. Basta clicar sobre o item desejado para abri-lo em seu dispositivo. Todo arquivo aberta é automaticamente gravado numa pasta de download do dispositivo.


Nenhum comentário: