26 janeiro 2012

Google propõe melhorias para "acelerar" Internet - IDG Now!

Um grupo de técnicos da Google propõe uma revisão da camada de transporte do TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) da Internet e está sugerindo maneiras para reduzir a latência e tornar a rede mais rápida.

A equipe “Make the Web Faster” (“Torne a Web mais rápida”) vem fazendo várias recomendações para melhorar a velocidade do TCP, incluindo aumentar a janela de congestionamento inicial do TCP. Em um post feito nesta segunda-feira, 23/1, no blog Google Code, o membro da equipe, Yuchung Cheng, chamou o TCP de “burro de carga da Internet. Normalmente, os navegadores abrem conexões TCP paralelas antes de fazer os pedidos reais. “Essa estratégia supera limitações naturais do TCP, mas resulta em alta latência em muitas situações”, afirmou.

Para o analista da consultoria IDC, Al Hilwa, as sugestões da Google “parecem ser recomendações bem pesquisadas e que, se implementadas de modo amplo, permitirão melhorias significativas na rede de todo mundo em termos de performance e latência. A questão é que a capacidade precisa ser implementada amplamente para alcançar os ganhos desejados de desempenho. Além disso, as novas pilhas TCP/IP teriam que funcionar com as antigas por algum tempo.”

A Google também está encorajando o uso do protocolo desenvolvido pela empresa e chamado TCP Fast Open, que reduz a latência de rede em aplicações, e diminui as taxas proporcionais (PRR) para TCP. “Perdas de pacotes indicam que a rede está desordenada ou congestionada. O PRR, um novo algoritmo de recuperação de perdas, retransmite de modo suave para recuperar perdas durante congestionamento de rede. O algoritmo é mais rápido do que o mecanismo atual ao ajustar a taxa de transmissão de acordo com o nível das perdas. O PRR é agora parte do kernel do Linux e está a caminho de tornar-se parte do padrão TCP”, diz Cheng.

Além disso, a Google está desenvolvendo algoritmos para recuperações mais rápidas em redes móveis “ruidosas”, afirma o especialista.

Nenhum comentário: