20 janeiro 2012

Folha.com - Governo estabelece metas para expansão da internet 4G

Folha.com - Governo estabelece metas para expansão da internet 4G
Até o início da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes terão internet móvel de quarta geração (4G), que é cerca de três vezes mais rápida que a atual tecnologia mais usada, a 3G.
A condição estará no edital de licitação da faixa de 2,5 gigahertz, que será usada para 4G. O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está votando o assunto nesta quinta-feira.
A empresa que arrematar algum lote dessa frequência, em leilão marcado para abril, terá vários compromissos nacionais de abrangência do serviço. O primeiro será para a Copa das Confederações, em junho de 2013. As seis sedes do torneio deverão ter 4G até o início dos jogos: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
As empresas também terão de garantir internet 4G para todas as sedes da Copa do Mundo, em junho de 2014, com até seis meses de antecedência. Até o início dos jogos, todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes deverão ter a cobertura 4G.
O cronograma define outras datas: até 31 de dezembro de 2015, todas as cidades com até 100 mil habitantes deverão ter 4G, até 31 de dezembro de 2017, as cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes.
A Anatel também define que todas as cidades do país deverão ter acesso à tecnologia 3G, pelo menos, até 31 de dezembro de 2019. A minuta do edital, após aprovada pelo conselho diretor, irá para consulta pública.

Nenhum comentário: