31 janeiro 2012

Mozilla libera Firefox 10 para download - IDG Now!

Mozilla libera Firefox 10 para download - IDG Now!

Os desenvolvedores da Mozilla deram sinal verde para o lançamento do Firefox 10 nesta terça-feira (31/1). O download da versão beta do navegador pode ser feito aqui.

Notas da empresa na semana passada informavam que a atualização seria liberada hoje, o dia em que se completa o ciclo de seis semanas desde que a última versão do navegador foi lançada, de acordo com a periodicidade de upgrades que a Mozilla adotou no ano passado.

A nova edição traz um recurso que desabilita os complementos incompatíveis e marca os demais como compatíveis. De acordo com a Mozilla, as extensões que funcionam no Firefox 4 ou superior serão marcados como compatíveis no Firefox 10. É importante lembrar que a versão lançada hoje pela Mozilla não é a final e pode conter alguns bugs.

Reclamações dos usuários sobre a adaptação de complementos têm sido recorrentes desde que a empresa adotou o ciclo de atualização rápida, e os desenvolvedores têm demorado para rever seus códigos ou ao menos tornar suas extensões compatíveis com a nova versão do navegador.

A Mozilla passou a marcar automaticamente os complementos como compatíveis em março de 2011, quando lançou o Firefox 4, mas limitou essa ação apenas às extensões distribuídas no site da empresa. Agora o recurso não leva mais isso em conta e funciona sem discriminação de fonte.

Segundo a empresa, as extensões oferecidas fora da sua própria loja de downloads representam 75% do total.

"A compatibilidade de complementos sempre foi uma barreira enorme para liberar novas versões do navegador mais frequentemente, por isso foi fundamental termos um planejamento que não deixa as extensões ou os usuários para trás", disse Justin Scott, que lidera a equipe de complementos da Mozilla, em setembro de 2011.

Segundo Scott, a compatibilidade automática é um dos vários recursos que a Mozilla está desenvolvendo para que possa oferecer ao Firefox "atualizações silenciosas", que acontecem em segundo plano e sem qualquer interação do usuário.

Os planos atuais da Mozilla são de completar a atualização silenciosa com o Firefox 13, com lançamento definido para 5 de junho.

Também nesta terça-feira, será lançado o Firefox 3.6.26, uma atualização de segurança para essa versão antiga do navegador. A atualização desta semana será seguida por mais duas antes que o Firefox 3.6 seja retirado do suporte da Mozilla, no final de abril.

Nenhum comentário: